SANTO DO DIA

 

Santos e Orações Do Dia

Deus é a total perfeição. A essa total perfeição damos o nome de santidade. Somos Filhos do Santo, feitos à Sua imagem e semelhança. Portanto, a santidade é o que nos torna semelhantes ao Pai. Os primeiros seguidores de Cristo eram conhecidos como santos, mais tarde é que essa denominação se restringiu aos mártires que morriam em defesa do Evangelho de Jesus e seus adeptos passaram a ser chamados de cristãos, mais precisamente por ocasião da fundação da Igreja de Cristo em Antioquia. (Ato11,26).

 


Os Santos de Cada Dia

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

 

Dom

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

   

 |



1° De Março: Santo Albino

Santo Albino nasceu em 496, em Vannes, na França. Tornou-se  monge, foi abade do mosteiro por vários anos até ser nomeado bispo de Rennes.

Era dedicado aos pobres e aos humildes, sendo também grande defensor da moral.

Foi um santo bastante popular e a ele eram atribuídos milagres extraordinários.

Morreu a 1° de março de 550.

Oração

Senhor, por intercessão de Santo Albino, pedimos o verdadeiro zelo apostólico,   principalmente em favor dos injustiçados e dos irmãos mais sofridos.
Dai-nos a graça de expressar nossa fé em obras.Santo Albino, rogai por nós.
São José, vós que no silêncio e em atitudes concretas cumpristes a vontade de Deus, rogai por nós.Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

Amém.


2º De Março: Santa Inês De Praga

Santa Inês nasceu em 1208, em Praga, e pertencia a família real. Renunciou a tudo, para dedicar-se totalmente aos pobres, fazendo-se pobre também. Era bastante ativa e atenta aos problemas dos mais necessitados. Construiu um hospital e dois mosteiros em honra aos santos de sua devoção: Clara e Francisco. Ingressou num dos conventos por ela fundado, tornando-se abadessa.

Morreu aos 80 anos, no dia 2 de março.

Oração

Senhor, que a exemplo de Santa Inês e por Sua graça,
estejamos sempre atentos as necessidades dos doentes,
em especial dos mais humildes.

Rogo-vos de maneira especial pelo dom da compaixão
pelos idosos esquecidos nos asilos, pelos moradores de
rua, pelos que sofrem de doenças incuráveis e por
todos os doentes sem assistência.

Santa Inês, rogai por nós.
São José zeloso guardião da Sagrada Família, rogai por nós.
Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós.

Amém.


3º De Março: São Marino

São Marino era oficial do exército imperial em Cesaréia da Palestina. Devido a sua bravura fora nomeado centurião romano, cargo esse bastante almejado. Enquanto se aguardava a cerimônia da entrega da vara da videira, quando se concretizaria a promoção, um dos pretendentes ao cargo o acusou de ser cristão. O fato ocorreu por volta do ano 260, quando a Igreja de Cristo era bastante perseguida. São Marino teve o apoio do bispo Teotecno, que o incentivou a perseverar na fé, embora isso lhe custasse a vida. O bispo, diante do altar apresentou-lhe uma espada e a Bíblia pedindo-lhe que escolhesse. São Marino, com segurança, escolheu a Bíblia e, diante das autoridades, afirmou ser cristão. Estava presente na execução outro cristão, o senador Astério, que o incentivou a permanecer firme em sua decisão. Logo após o martírio, Astério tomou seu corpo a fim de lhe dar uma sepultura digna, embora soubesse que esse gesto também lhe custaria a vida, como de fato aconteceu. Dessa maneira, São Marino divide com Astério a honra do martírio por ser seguidor de Cristo.

Oração

Senhor Jesus, quantas vezes por vergonha ou falso respeito humano, negamos nossa fé, titubeamos em testemunhar Vossas verdades,   não nos interessamos em conhecer e divulgar  a Doutrina da Vossa Igreja.

Por isso, Senhor, tende piedade de nós e,   pelos méritos de São Marino dai-nos o dom  do desassombro para que possamos com  firmeza proclamar a nossa adesão a
Igreja Católica Apostólica Romana.

São Marino, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, Mãe de Todos os Homens, rogai por nós.

Amém.


4º De Março: São Casimiro & São Lúcio

São Casimiro – Príncipe da Polônia

São Casimiro nasceu em Cracóvia, em 1458, e pertencia à dinastia dos Jagellone, de origem lituana. Seus pais a rainha Isabel de Asburgo e Casimiro IV, rei da Polônia, tiveram treze filhos, dos quais doze foram reis.

Casimiro foi um servidor diligente de seu Estado mas não se deixou levar pela ambição do poder. Era um jovem muito admirado por seus dotes físicos, porém tinha o ideal ascético da pureza. Era devoto de Nossa Senhora e a ela consagrou-se. Estava sempre atento em divulgar as virtudes de Maria e a festejar solenemente as festas marianas.

Casimiro morreu aos 25 anos, de tuberculose, no dia 04 de março de 1484, e todo o povo polonês já o venerava como santo. Em 1521 foi canonizado e declarado padroeiro da Polônia e da Lituânia pelo Papa Leão X.

Oração

Senhor, nós vos agradecemos por  tudo o que somos e possuímos.
Pela intercessão de São Casimiro vos  pedimos a graça de sermos bons   administradores dos bens que nos concedestes e unidos a Maria estejamos sempre atentos aos bens eternos.

Livrai-nos da ganância pelo poder, da arrogância, da auto-suficiência. Dai-nos a graça de reconhecer que tudo vem de Vós. Que unidos a Vós saibamos colocar nossos talentos pessoais e nossas riquezas a Vosso serviço, a fim de que sejamos
colaboradores de um mundo melhor.

São Casimiro, piedoso administrador dos bens materiais, intercedei por nós.

São José, servo fiel de Deus, rogai por nós.

Maria, Rainha dos Santos, rogai por nós.

Amém.

 


04 De Março: São Lúcio - Papa

São Lúcio foi um religioso pleno do Espírito Santo e grande defensor da genuína fé propagada pelos Apóstolos.

Foi Papa somente por alguns meses, de junho de 253 a março de 254, porém nesse curto prazo promoveu a unidade da Igreja e lutou pelas verdades apostólicas
até a morte, sendo decapitado a 04 de março.

Suas relíquias foram levadas para a Dinamarca, onde é venerado e onde muitas Igrejas foram dedicadas a seu nome.

Oração

Papa São Lúcio, por sua coragem e   fidelidade à Igreja, rogai por nós.

São José, obediente servo de Deus, rogai por nós.

Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós.

Amém.

 


05 De Março: São Teófilo - Bispo & São José Da Cruz – Franciscano

São Teófilo - Bispo

São Teófilo viveu no século II, época em que São Policarpo, contemporâneo dos Apóstolos, e o Papa Santo Aniceto ainda eram vivos.

Foi um grande defensor da Tradição da Igreja, lutou contra as heresias e em defesa da unidade em toda a Igreja quanto à data em que se deveria celebrar a Páscoa, assunto esse em discussão há vários anos.

Foi um pastor bastante amoroso e dedicado e era tido por todos como um pai carinhoso.

Oração

Pai celeste, por intercessão de tão zeloso pastor,

São Teófilo, dai-nos a graça de vivermos a fé

sustentada pela tradição da Igreja Apostólica.

São Teófilo, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, Nossa Senhora da Paz, rogai por nós.

Amém.

 

São José da Cruz

São José da Cruz nasceu em 1625, na cidade de Ísquia, perto de Nápoles, recebendo no batismo o nome Caitano.

Viveu na completa pobreza inspirando-se no pobre de Assis, São Francisco.

Em 1671, foi para Piemonte, onde fundou o primeiro convento da Ordem Franciscana, tornando-se mestre dos noviços e posteriormente mestre da Ordem . Dedicou-se às necessidades dos mais pobres até sua morte aos 84 anos. Foi canonizado pelo Papa Gregório XVI.

Oração

Senhor, que a exemplo de São José da Cruz, possamos viver a caridade e nunca nos omitirmos na assistência aos mais necessitados.
Dai-nos a graça do verdadeiro amor fraterno. Amém.

São José da Cruz, amoroso pastor dos pobres, rogai por nós.

São José, pai dos humildes, rogai por nós.

Maria, Mãe dos Aflitos, rogai por nós.

Amém.

 


06 de março – Santa Rosa de Viterbo

 

Santa Rosa de Viterbo nasceu em 1234, em uma família modesta.

Seu tempo foi marcado por divergências entre o Estado e a Igreja. Imperava na época Frederico II que ao receber a coroa de Honório II, não manteve a promessa feita pelo mesmo de devolver à Igreja os bens usurpados. As desavenças perduraram entre Frederico II e os papas Gregório IX, Celestino e Inocêncio IV, sucessivamente.

Frederico II morreu em 1244 e nessa mesma noite Rosa de Viterbo teve uma visão de Nossa Senhora indicando que ela deveria consagrar-se a vida religiosa. Apesar de sua pouca idade, Rosa exortava os concidadãos à conversão, amor à Igreja e à fidelidade a Cristo. Suas pregações foram encaradas como discursos políticos ocasionando o exílio de sua família. O exílio durou pouco tempo e tão logo retornaram Rosa procurou o convento das Clarissas para nele ingressar. Há controvérsias quanto ao fato de Rosa ter ou não conseguido ingressar nessa Ordem Religiosa.

Rosa de Viterbo morreu com 18 anos. Sua vida foi marcada por fatos extraordinários e, ao morrer, seu corpo permaneceu intacto por vários séculos, resistindo até mesmo a um incêndio que consumiu seu caixão. Apesar da popularidade e milagres que a acompanhavam, Rosa de Viterbo nunca foi oficialmente canonizada pela Igreja.

Oração

Senhor, por intercessão de Santa Rosa de   Viterbo, preenchei-nos com Vosso Santo Espírito,  para que possamos perseverar na fé e na defesa da Igreja com amor e coragem. Amém.

Santa Rosa de Viterbo, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós.

 


07 De Março: Santas Perpétua E Felicidade

 

As duas Santas sofreram o martírio no dia 07 de março de 203, juntamente com outros companheiros condenados por serem Cristãos.

Santa Perpétua escreveu um diário enquanto esteve na sombria prisão, contando tudo o que aconteceu até o dia do martírio. Havia entre eles um catequista, de forma que puderam ser batizados antes da execução.

Santa Felicidade estava grávida, deu à luz uma menina dois dias antes de morrer e apesar dos apelos incansáveis de seu marido pagão, não quis negar sua adesão ao cristianismo.

Depois de serem lançados aos animais, foram decapitados a pedido do povo que não suportou ver o leite gotejando dos seios da jovem mãe.

O diário de Perpétua recebeu o título de Paixão de Perpétua e Felicidade, tendo sido posteriormente completado por Tertuliano.

Oração

Senhor, por intercessão e méritos de tão fiéis  santas, Perpétua e Felicidade, dai-nos a graça de  viver o amor, promover a paz entre os homens,  de sermos verdadeiramente testemunhas do Evangelho.

Por Perpétua e Felicidade, vos rogamos, preenchei-nos  com o dom da fortaleza, para que, com paciência, saibamos suportar os pequenos martírios diários.

Amém.

Santa Perpétua e Felicidade, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós.

 


08 De Março: São João De Deus: Patrono Dos Hospitais

 

João de Deus nasceu em Montemor-o-Novo, Portugal, no dia 08 de março de 1495. Desde criança, sua vida foi marcada por constantes aventuras. Fugiu de casa aos 8 anos, foi camponês, pastor, vaqueiro, até a idade adulta. Depois alistou-se no exército, participou da batalha de Pavia e em defesa de Viena. Viajou por toda a Europa e esteve também na África. Durante suas viagens foi vendedor ambulante, entre outros ofícios. Ao retornar, estabeleceu-se em Granada, onde montou uma livraria.

Foi em Granada que, ao ouvir um sermão de João de Ávila, João de Deus foi profundamente tocado. Vendeu tudo o que tinha e doou aos pobres. Passou a andar pelas ruas confessando seus pecados e proclamando: "Fazei bem, irmãos, a vós mesmos". Por causa disso foi tido como louco e colocado num hospício.

Quando João conseguiu sair do hospício, que era um verdadeiro inferno, fundou um hospital onde os doentes eram tratados com dignidade.

Um grupo de colaboradores uniu-se a ele, dando origem à fraternidade Irmãos dos Enfermos, cujo lema era "fazei-bem-irmãos"

Embora João de Deus não tivesse nenhum estudo de medicina, muitas curas aconteceram através de seu método de tratamento que unia a cura do espírito e do físico.

São João de Deus morreu aos 55 anos, no dia 08 de março de 1550.

João de Deus é considerado o Patrono dos Hospitais.

Oração

Senhor, nosso Pai, quantos males atingem a humanidade,  quantos são os desvalidos que sofrem, são tão desprezados e muitos até excluídos.

Perdoa nossa omissão, nossa falta de sensibilidade,  nossa ignorância por separarmos a doença de vós.

Sabemos que a falta de amor agrava muitas   doenças, por isso pedimos, pelos méritos de  São João de Deus, o dom da compaixão, da paciência  para com os doentes e acima de tudo, que tenhamos  um grande amor por eles.

Amém.

São João de Deus, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, Consoladora dos Aflitos, rogai por nós.

 


09 De Março: Santa Francisca Romana

Santa Francisca é para nós um grande modelo cristão.

Nasceu em Roma no ano de 1384, pertencia a uma família nobre, era culta e desde jovem aspirava à vida religiosa, porém casou-se aos 13 anos por vontade de seus pais. Embora o casamento tivesse sido combinado, o casal Francisca e Lourenço de Ponziani viveu em harmonia e tiveram três filhos.

A vida de Francisca foi marcada pela dor, mas em Deus encontrava conforto e fortaleza para suportar o sofrimento. Perdeu dois filhos ainda pequenos. Mais tarde, Roma, dilacerada pelo cisma, foi atingida por sangrentas lutas, atingindo sua família. Seu palácio tornou-se sede de todos os necessitados. Francisca passou a dedicar-se aos doentes, entre eles seu marido, gravemente enfermo. Francisca fundou a congregação das Oblatas de Santa Maria Nova, em 1425, para melhor atender aos enfermos.

Em 1436, seu marido acabou falecendo e seu único filho estava aprisionado. Foi então que Francisca emitiu os votos religiosos, assumindo o nome de Romana.

Faleceu a 09 de março de 1440. Seu corpo ficou exposto por três dias na igreja de Santa Maria Nova, onde recebeu as últimas homenagens.

O caráter marcado pelo desprendimento dos bens materiais e de si mesma, a dedicação aos necessitados e intensa vida mística, fazem de Francisca exemplo de filha, esposa, mãe, viúva e religiosa.

Oração

Pai eterno, agradeço-Vos pela família que me  destes, pelos bens materiais, pelo dom da minha vida.

Tudo me destes, tudo Vos pertence. Pelos méritos e exemplo de tão nobre alma, Santa Francisca Romana, peço-Vos a graça de nunca de Vós me apartar e sempre reconhecer que vosso sou.

Amém.

Santa Francisca Romana, intercedei a Deus em meu

favor para que a virtude do desprendimento cresça em mim.

Sagrada Família, rogai por nós.

 


10 De Março: São Domingos Sávio

 

São Domingos nasceu numa família humilde, seu pai era ferreiro e sua mãe costureira. Desde criança era temente a Deus e tudo fazia para não ofender ao Pai Celeste. Foi aluno por três anos de São João Bosco, que nos descreve o perfil do jovem Domingos. Aos 12 anos decide ser padre, mas pressente que morrerá antes. Aos 15 anos, doente, despediu-se dos colegas dizendo que os encontraria novamente quando estivessem para sempre com o Senhor. Um dia, após a visita do médico, pede ao pai que ore com ele a oração da boa morte, falecendo em seguida em meio a uma linda visão.

Oração

Senhor, por intercessão de São Domingos,   pedimos proteção especial aos jovens do mundo inteiro, para que sejam iluminados por  nossa graça e encontrem em Vossos mandamentos a direção para suas vidas.

Amém.

São Domingos Sávio, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Nossa Senhora, rogai por nós.

 


11 De Março: São Constantino

 

São Constantino viveu na idade média, foi rei e mártir. Converteu-se ainda jovem após ter cometido assassinatos e sacrilégios. No intuito de mudar radicalmente de vida e purificar-se das suas culpas, divorciou-se da legítima esposa, renunciou ao trono e ingressou no mosteiro de Rathan, Inglaterra.

Depois de sete anos de vida austera, ordenou-se sacerdote e voltou para a Escócia Tornou-se um ardoroso pregador nas praças públicas, motivo pelo qual acabou sendo trucidado.

Oração

Senhor, por intercessão de São Constantino, dai-nos a graça do zelo espiritual, para que em tudo e sempre estejamos empenhados em  buscar as riquezas celestiais.

Amém.

São Constantino, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, refúgio dos pecadores, rogai por nós.

 


12 De Março: Bem-Aventurado Luís Orione

 

Dom Orione nasceu na Itália em 1872, em Ponrecurone.

Foi o fundador da congregação dos Padres Orionitas, da Obra da Divina Providência, entre outras.

A obra da Divina Providência divulgou-se pelo mundo todo, assistindo gratuitamente a um grande número de deficientes físicos e mentais, sendo até hoje sustentada por esmolas e doações.

Dom Orione faleceu em 1940,em San Remo, na Itália, no dia 12 de março, sendo beatificado em 1980, pelo papa João Paulo II.

Oração

Senhor, a exemplo do Bem-Aventurado Luís Orione,  que com sua confiança absoluta na Vossa Divina Providência a tantos assistiu, possamos também  nós sermos merecedores do dom da Confiança  e Abandono em Vós.

Amém.

Bem-Aventurado Luís Orione, rogai por nós.

São José, Rogai por nós.

Maria, Mãe da Divina Providência, rogai por nós.

 


13 De Março: Santos Rodrigo, Salomão E Eulógio

 

Dos três Santos, sabe-se que Rodrigo e Eulógio eram padres.

Os três viviam em Córdoba por volta do ano 770, tinham desavenças com os muçulmanos pois estes os obrigavam a não expressar a fé em Cristo publicamente. Santo Eulógio, não suportando o silêncio escreveu e falou contra o Corão, livro sagrado dos muçulmanos.

São Rodrigo e São Salomão também davam testemunho de Cristo e por isso foram os três decapitados, Rodrigo em março de 957 e Eulógio a 13 de março, dois anos mais tarde.

 


14 De Março: Santa Matilde

 

Santa Matilde nasceu em 895. Recebeu o mesmo nome da avó, que foi abadessa no convento de Herford. Casou-se aos 14 anos com Henrique, rei da Germânia, com quem teve dois filhos: Oton e Henrique.

Matilde aprendeu a ler e escrever depois de casada, um fato inédito, a nobreza nos bancos escolares.

Utilizava seu patrimônio em favor dos necessitados, sendo também bastante atuante nas questões políticas; empenhava-se para que o filho Henrique sucedesse o trono. Em 936 morre Henrique, seu marido, e Oton é coroado imperador em Roma. Ela foi exilada e seus bens confiscados sob o pretexto de esbanjar seu patrimônio em favor dos pobres, porém na realidade o motivo do exílio da rainha era político. Mais tarde, seus filhos a anistiaram e lhe devolveram os bens. Santa Matilde empregou seu patrimônio na construção de hospitais, mosteiros e igrejas. Retirou-se para o convento de Nordhausen, depois em Quedlinburg, onde faleceu a 14 de março de 968, sendo sepultada ao lado do marido.

A imagem de Santa Matilde traz uma igreja e uma carteira nas mãos, representando a caridade para com os pobres.

Oração

Senhor Jesus, a falta de solidariedade é o   grande mal da humanidade. Quantas vezes, Senhor, muito podemos construir ao nos   unirmos em prol de um ideal se colocarmos a serviço dos irmãos nossos talentos e aptidões.

Perdoai-nos por nos fecharmos em nós mesmos,  por nos preocuparmos somente com o que nos rodeia, nos negando-nos a estender a mão até  mesmo àqueles que nos são mais caros.

Perdoai-nos pelo sorriso que não demos, pela  mão que não estendemos, pela palavra de consolo  e estímulo que não proferimos.

Pelos méritos de Santa Matilde, nobreza de pessoa  e de alma, nós Vos rogamos a graça de bem administrarmos os talentos e bens que de nosso

Pai Celeste recebemos.

Amém.

Santa Matilde, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

 


15 De Março: Santa Luíza De Marillac - Patrona Das Assistentes Sociais

 

Santa Luíza de Marillac ficou órfã aos 14 anos, quando sua educação fora confiada a uma senhorita. Pretendia seguir a vocação religiosa, porém por vontade de seus parentes casou-se e teve um filho.

Passou por grandes dificuldades no casamento devido a problemas financeiros e a longa enfermidade do marido. Nessa época, os contatos com São Francisco de Sales ajudaram-na a enfrentar esse período.

Em 1625, o marido morreu, seu filho ingressou no seminário e ela tornou-se religiosa.

Santa Luíza teve a felicidade de conviver com pessoas especiais. Além de São Francisco de Sales, a quem conhecia desde 1618, conviveu também com São Vicente de Paulo, cujo encontro determinou novos rumos em sua vida.

Santa Luíza foi co-fundadora das Filhas da Caridade. São Vicente dizia às Filhas de Caridade: "Vocês têm por mosteiro, a casa dos enfermos; por cela um quarto alugado; por capela, a igreja paroquial; por claustro, as ruas da cidade; por clausura, a obediência; por grade, o temor de Deus; por véu, a santa modéstia" ( Um Santo Para Cada Dia, Sgarbossa, e Giovannini pg 84).

Santa Luíza morreu no dia 15 de março de 1660 e foi canonizada em 1934, por João XXIII.

Oração

Pai amoroso, por intercessão de Santa Luíza de  Marillac, Vos rogamos, plenificai-nos de Vosso Amor para que através das obras de caridade possamos construir um mundo melhor e fraterno.

Amém.

Santa Luíza de Marillac, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Sagrado Coração de Maria, rogai por nós.

 

 

 

16 de Março - São João de Brébeuf e Companheiros

São João de Brébeuf nasceu em 1593, na França. Entrou para a Companhia de Jesus, tornando-se Jesuíta no dia em que completava 29 anos.

Em 1625 partiu para o Canadá. Sua missão era evangelizar os índios algonquinos. Aprendeu rapidamente a língua indígena a ponto de escrever para eles uma gramática e livros de catequese. O mesmo fez com os índios urones. Era admirado e respeitado pelos indígenas. Batizou cerca de sete mil índios.

No dia 16 de março de 1649, uma tribo adversária aos urones, a iroqueses, invadiu a missão. João foi amarrado num pau e tremendamente torturado, tendo inclusive suas unhas arrancadas. Impressionados com a coragem do missionário, os índios arrancaram-lhe o coração a fim de comê-lo e herdar sua força.

Com João de Brébeuf foram martirizados outros sete companheiros: Isac Jogues, Antonio Daniel, Carlos Garnier, Gabriel Lalemant, João de la Lande, Natal Chabanel e Renato Goupil.

 Oração

Senhor nosso Deus, pela coragem e determinação de São João Bréfbeuf e seus companheiros, pedimos coragem para testemunharmos nossa fé entre aqueles que nos deste. Abençoa-nos para que sejamos a Luz de Cristo por onde passarmos.

São João Brébeuf, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, Rainha das Missões, rogai por nós.

 

 

 

17 de Março - São Patrício

 

São Patrício nasceu em 385, provavelmente na Escócia. Aos 16 anos foi capturado pelos piratas e vendido como escravo na Irlanda, de onde conseguiu fugir seis anos depois.

Foi para a França onde passou uma temporada no Mosteiro de Marmontier. Lá conheceu São Martinho. Depois em Auxerre, sob a orientação de São Germano, fez teologia, ordenando-se sacerdote. Em 432 foi para Roma onde recebeu a sagração das mãos do Papa Celestino. Seguindo a sugestão do Papa, voltou para a Irlanda como evangelizador.

Devido aos tempos em que lá esteve exilado, Patrício já conhecia os costumes daquele povo. Arquitetou então um plano bastante inteligente para iniciar a evangelização, sem agredir a tradição local.

Fundou mosteiros, incentivou e formou o clero local, criou pequenas comunidades. Cativou e converteu os representantes políticos e populares. A partir dos chefes tornava-se mais fácil atingir a massa popular. E foi o que aconteceu. Sua obra obteve grandes resultados. Alguns anos mais tarde toda a Irlanda estava convertida. São Patrício é chamado o apóstolo da Irlanda.

Em Confissão, São Patrício explica que seu trabalho de missionário é resultado da obediência à vontade divina.

Morreu em 461, em Ulster.

São Patrício é para nós um grande modelo. Soube aceitar com inteligência o que a vida lhe proporcionou. Acatou os ensinamentos e orientações daqueles que Deus colocou em seu caminho e os pôs em prática. Foi dirigido por dois Santos, Martinho e Germano, e através de sua missão desempenhada com coragem e amor, tornou-se Santo formando ainda outros.

 Oração

Senhor, Pai de misericórdia, nós vos pedimos perdão por não acatarmos a missão para a qual fomos chamados. Perdão, pois ao invés de nos propormos a ouvir a vossa voz em nosso coração, nos distraímos com lamúrias e reclamações. Perdão por não transformarmos em bênçãos tudo aquilo que a princípio nos parece penoso e injusto. Dai-nos inteligência, sabedoria e coragem para que, com a experiência de vida que adquirimos, possamos levar vossos ensinamentos aos que ainda não o conhecem. Amém.

São Patrício, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

 

 

 

18 de Março - São Cirilo de Jerusalém

 

São Cirilo nasceu em 315, foi educado em Jerusalém. Em 345 foi ordenado sacerdote e três anos mais tarde bispo de Jerusalém.

Foi zeloso guardião da verdadeira doutrina, defendendo-a contra as inúmeras heresias lançadas em sua época.

No início Cirilo foi titubeante em seu pensamento teológico mas isso foi por pouco tempo, logo depois tornou-se extremamente fiel a doutrina dos apóstolos.

Escreveu 24 Catequeses, sendo algumas delas dedicadas aos catecúmenos, outras com referência aos ritos dos sacramentos de iniciação.

Devido às Catequeses escritas aos catecúmenos de sua diocese, foi conferido a São Cirilo o título de doutor da Igreja, em 1882, pelo Papa Leão XIII.

 

 

 

19 de Março - São José

 

São José, esposo de Maria e guardião da Sagrada Família, foi o íltimo patriarca bíblico que recebeu o dom dos sonhos.

Assim como Maria, era descendente de Davi e pela fé participou do mistério da salvação.

Os evangelhos falam muito pouco a respeito de São José, não há registro de nenhuma frase dita por ele, não revelam seu passado nem sua morte, porém suas atitudes deixem claro a nobreza de sua alma, o quanto era temente a Deus e merecedor do título de "homem justo".

Em Jesus vemos os reflexos da força de seu caráter e o quanto contribuiu na educação na educação e formação moral de seu divino filho.

São José é o padroeiro da Igreja universal, protetor e advogado dos lares e o modelo dos operários.

 Oração a São José

Lembrai-vos, São José, puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a vossa proteção e implorado o vosso socorro e não fosse por vós consolado.

Com essa confiança venho à vossa presença e a vós, fervorosamente, me recomendo. Oh! Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de as acolher piedosamente. Amém.

Glorioso São José, rogai por nós.

Maria, Virgem e Mãe, rogai por nós.

 

 

 

20 de Março - Santo Ambrósio de Sena

Santo Ambrósio nasceu em 1220, em Sena, Toscana.

Conta-se que Santo Ambrósio nasceu anormal e que foi milagrosamente curado.

Estudou filosofia e teologia em Paris. Entre seus mestres destacam-se Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino.

Participou de missões de paz na Alemanha e na Itália.

Uma de suas maiores virtudes é a de perdoar seus agressores.

Oração

Prece do perdão às ofensas, de Santo Ambrósio

"Senhor, Jesus Cristo, por vossa grande providência e solicitude que continuamente tendes para conosco, eu vos peço que interponhais vosso poder nessa vingança planejada.. Que ela seja reservada a vós, a fim de que todos conheçam que a punição das ofensas não pertence a ninguém, senão a vós somente, e a fim de que as paixões não impeçam o conhecimento da vossa justiça.

Santo Ambrósio, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, Mãe da Divina Misericórdia, rogai por nós.

 

 

 

21 de Março - São Nicolau de Flue

 

São Nicolau nasceu em 1417, em Flueli, perto de Sachseln.

Seu desejo era seguir uma vida eremita, porém não conseguiu seguir seu intento. Foi deputado, conselheiro e juiz. Casou-se em 1445 com Dorotéia Wyss, com quem constituiu uma família numerosa, tiveram dez filhos, cinco homens e cinco mulheres. Um dos filhos foi vigário em Sachseln.

Nicolau mantinha ainda seu propósito de vida solitária, embora sua mulher fosse contra. Ao completar 50 anos pôde realizar seu sonho.

Sua vida santa e a prática de rigorosos jejuns chamavam a atenção das pessoas. Há testemunhos de que por longo período Nicolau alimentou-se exclusivamente da Eucaristia. Mais tarde decidiu morar num barraco perto de Flueli, de onde saía somente para ir a missa.

 

Por dois momentos deixou o solitário barraco para defender sua pátria: em 1473, devido à ameaça austríaca e em 1481, quando esteve para estourar uma guerra civil. Devido aos bons resultados de sua colaboração recebeu o título de "pai da pátria"

Seus vizinhos, sensibilizados por sua vida extremamente piedosa, construíram-lhe uma ermida e uma capela, que foi consagrada em 1469.

Em 1487, no dia em que completava 70 anos, Nicolau morreu.

Oração

"Ó meu Deus e meu Senhor, afaste de mim tudo o que me afasta de você. Ó meu Senhor e meu Deus, dê-me tudo o que me aproxima de você. Ó meu Senhor e meu Deus, livre-me de mim mesmo e conceda-me possuir somente você."

São Nicolau, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, refugio dos cristãos, rogai por nós.

 

 

 

 22 de Março - Santa Léia

 

Muito poucos são os registros sobre Santa Léia. Sabe-se que tendo ficado viúva ainda jovem, recusou-se contrair segundas núpcias, quando viveria com luxo e riqueza para aderir às primeiras comunidades cristãs.

Segundo São Jerônimo, Léia consagrou-se à vida religiosa, tornou-se madre superiora, e com seu exemplo de humildade, oração e serviço, testemunhou seu amor a Cristo.

Santa Léia morreu em Roma no ano de 384.

Oração

Senhor Jesus, vós nos disseste: "Eu vim para servir e não para ser servido".

Rogamos, pelo exemplo de Santa Léia, que embora fosse superiora colocou-se como escrava das outras religiosas, saibamos também nós encontrarmos alegria em servir e em todas as circunstâncias exercer a verdadeira caridade.

Santa Léia, Rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Maria, Serva de Deus, rogai por nós.

 

 

 

 23 de março São Turíbio

São Turíbio Afonsa de Mongrovejo nasceu em 1538, na Espanha. Pertencia a uma família nobre, estudou em Valladolid, Salamanca e Santiago de Compostela. Formou-se em direito. Foi nomeado membro da inquisição em 1573.Tendo sido nomeado arcebispo de Lima pelo papa Gregório XIII, partiu para a América em 1581, onde dedicou-se com afinco ao serviço de Deus.

Seu trabalho foi bastante frutuoso, construiu escolas, igrejas, fundou o primeiro seminário da América Espanhola, fez com que o clero se instruísse reuniu dez sínodos diocesanos, entre eles destacou-se o sínodo provincial em Lima.

Percorreu vários quilômetros evangelizando e conquistando novos adeptos ao cristianismo. Entre eles, destacam-se três santos: Rosa de Lima, Francisco Solano e Martinho de Porres.

Foi grande defensor do povo indígena, lutou por sua dignidade e ao morrer fez questão de receber a comunhão em uma tenda indígena. Pediu também que fossem cantados os salmos 116 e 31 ao som de uma harpa. Era quinta-feira santa, dia 23 de março de 1606. São Turíbio foi canonizado em 1726.

 Oração

Senhor, ao conhecermos a vida de Santos como São Turíbio, nos vemos encorajados a testemunhar nossa fé. Obrigado, Senhor, por tão nobres almas que com devoção cumpriram com suas missões. Pelos méritos de São Turíbio, fortalecei-nos para que possamos enfrentar com coragem enfrentarmos nossos pequenos e grandes desafios do dia-a-dia.

"Juntode vós, Senhor, merefugio.
Não seja eu confundido para sempre.
Por vossa justiça, livrai-me!"
( Salmo 116, 2)
São Turíbio, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Mãe de todos os Povos, rogai por nós.

 

 

 

 24 de março Santa Catarina da Suécia


Santa Catarina nasceu em 1331. Era filha de Santa Brígida, que muito contribuiu na história e na literatura de seu país.

Casou-se bem jovem com o nobre Edgar Von Kyren, com quem viveu em castidade.

Por ocasião do ano santo, em Roma, Catarina recebeu a notícia do falecimento do marido. A partir daí, Catarina passa a acompanhar sua mãe, Santa Brígida, em todas as suas atividades e peregrinações, inclusive na fundação de conventos de clausura, masculino e feminino. Em 1373, após a morte de Santa Brígida, Catarina entrou no mosteiro em Wadstena. Dois anos depois foi para Roma. Conta-se que enquanto lá esteve, Catarina salvou a cidade de uma cheia do rio Tibre. Ao retornar para Wadstena, foi eleita abadessa, em 1380, vindo a falecer em 1381, no dia 24 de março.

Catarina era muito popular e querida por todos. Em Roma foi-lhe consagrada uma igreja e a proclamaram santa muito antes das autoridades eclesiásticas.

 Oração

Senhor, de muitas bênçãos e virtudes cumulastes Santa Catarina. Pelos méritos de tão querida Santa, nós vos rogamos por nossas famílias. Que possamos ser, a exemplo de Brígida e Catarina, modelos de santidade e fidelidade a vossa doutrina perante os nossos. Dai-nos a graça de, com alegria e paz, semearmos o vosso reino entre aqueles que nos recomendastes.
Santa Catarina, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria de Nazaré, rogai por nós.

 

 

 

 25 de março Madre Paulina

O nome de nascimento de Madre Paulina era Amábile Visintainer. Nasceu em Vigolo Vattaro, Itália, no dia 16 de dezembro de 1865.

Sua família imigrou para o Brasil em 1875. Em 1890, Amábile, sensibilizada com a situação dos pobres e dos doentes, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que foi aprovada cinco anos depois. Nessa ocasião, Amábile e suas companheiras emitem os votos religiosos em Nova Trento, quando Amábile passa a se chamar Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Embora fosse a diretora da Congregação, Madre Paulina continuou seu trabalho como assistente aos necessitados, cuidando em especial dos idosos, dos órfãos, dos doentes. Suas atividades eram divididas entre a Santa Casa, e o Asilo Vicente de Paula.

Muito ativa, desejava que a Congregação fosse difundida, portanto incentivava as irmãzinhas às missões junto aos índios.
Dedicou-se também, em 1903, à assistência aos ex-escravos.

Em 1942, depois de quatro anos de sofrimento por causa do diabetes, que a obrigou a amputar o braço direito e a levou à cegueira, morre Madre Paulina, no dia 9 de julho.

 

Oração

Senhor, Pai de bondade, nós vos rogamos pela canonização de Madre Paulina, que com seu testemunho de verdadeiro amor aos mais carentes, demonstrou reconhecer nos corações mais sofridos a presença do vosso Filho Jesus. Concedei também a nós a graça de ver em nossos irmãos o rosto do vosso divino Filho e a eles nunca negarmos nossos préstimos. Amém.

Madre Paulina, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

 

 

 

 26 de março São Bráulio

São Bráulio nasceu na Espanha, por volta de 585.

Vinha de família religiosa e teve dois irmãos também com vocação religiosa. Um deles foi bispo de Saragoça, e a irmã, abadessa. Estudou em Servilha, teve como mestre e grande amigo Santo Isidoro, que era bastante reconhecido por sua sabedoria.

Ao morrer o irmão, foi nomeado bispo em seu lugar. Participou do quarto, quinto e sexto concílios de Toledo. Sua primeira preocupação foi com a cultura, incentivou os estudos e formou bibliotecas.
Morreu provavelmente aos 66 anos.

 Oração

Senhor, nós vos pedimos, pela intercessão de São Bráulio, por nosso País e seu desenvolvimento cultural. Para que os governantes incentivem os estudos, abram escolas, bibliotecas, de maneira que todos tenham oportunidade de instrução e formação. Rogamos, de maneira especial, pelas crianças e jovens carentes, para que toda a população unida crie para eles novas oportunidades de vida. Amém

São Bráulio, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Sede da Sabedoria, rogai por nós.

 

 

 

 27 de março São Ruperto

Ruperto nasceu em Salisburgo, Áustria, e era descendente de família importante que dominava a região. De sua família nasceu outro santo com o mesmo nome.

Estudou em Worms e no ano 700 construiu uma Igreja dedicada a São Pedro, próximo a Salisburgo. Reconhecendo não ser o lugar apropriado para um mosteiro, construiu outro, também em honra de São Pedro, em Javavum, próximo ao rio Salzach. Nas duas construções, Ruperto teve o apoio do conde Teodo de Baviera e o desenvolvimento do mosteiro deveu-se à contribuição de doze conterrâneos, dos quais dois deles, Cunialdo e Gislero, foram proclamados santos.

Próximo ao mosteiro de São Pedro, sua sobrinha, a abadessa Erentrude, fundou um mosteiro feminino.

São Ruperto morreu no dia da Páscoa, em 27 de março de 718. A Catedral de Salisburgo, edificada no século XVII, conserva suas relíquias.

 Oração

Senhor, por intercessão de São Ruperto, queremos hoje vos rogar pelas vocações religiosas; para que os jovens vocacionados encontrem apoio em suas famílias e na sociedade para o desenvolvimento da Igreja. Rogamos também por todo o clero, para que, na santidade, governem com sabedoria o Seu povo. Amém.

São Ruperto, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

 

 

 

 28 de março Santa Gisela

Gisela nasceu aproximadamente em 985, foi a quarta filha do duque bávaro Henrique e de Gisela da Borgonha.

Embora tivesse vocação religiosa, Gisela casou-se com Estêvão, rei da Hungria. Foi a primeira rainha cristã da Hungria. Influenciado pela esposa, Estêvão converteu-se ao cristianismo e dedicou-se a difundir a fé cristã em seu reinado, auxiliado pela rainha Gisela. Foram construídas luxuosas igrejas e a catedral de Vezprim.

Gisela teve cinco filhos. Os dois primeiros morreram, duas filhas casaram-se e Américo que deveria ser o herdeiro do trono real, faleceu. No dia 15 de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora, em 1038, quando a Hungria foi consagrada a Maria, falece o rei Estêvão. O rei e seu filho Américo foram canonizados.

Tendo ficado viúva, começam as perseguições contra a rainha Gisela, que acaba sendo presa e maltratada pelos pagãos húngaros.

Foi libertada por seu irmão Henrique II, quatro anos mais tarde, quando ingressa no Mosteiro de Niedernburg, tornando-se beneditina. Por sua experiência, qualidades e virtudes, foi eleita abadessa-princesa. Governou a abadia até sua morte em 1065.

 Oração

Senhor, nosso Deus, neste dia nós vos agradecemos pelo dom de nossas vidas. Dai-nos discernimento para reconhecermos a missão que destes a cada um de nós. Pedimos a intercessão de Santa Gisela, que embora tivesse a vocação religiosa, tornou-se rainha e, por seu exemplo de fé, muitos se converteram Muitas vezes tomamos rumos diferentes daqueles que gostaríamos, e por isso, Senhor, iluminai-nos para que nunca nos distanciemos dos caminhos que para nós reservastes. Amém.

Santa Gisela, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Serva fiel de Deus, rogai por nós.

 

 

 

 29 de março Santo Eustáquio

Santo Eustáquio viveu no fim do século VI. Tornou-se monge em Luxeuil, cujo mosteiro fora fundado e dirigido por São Columbano.

Mas foi para a Suíça, onde fundou um mosteiro juntamente com Santo Columbano e São Gal.

Mais tarde, quando o mosteiro de Luxeuil estava sendo ameaçado, São Eustáquio retornou para defendê-lo dos usurpadores. A partir de então, o abade Eustáquio dedicou-se a restaurar a disciplina monástica e foi defensor da regra de São Columbano. Criou no mosteiro um coro perpétuo que, ininterruptamente, cantava louvores a Deus.

Com aproximadamente 60 anos faleceu em Luxeuil.

 Oração

Pai celeste, a exemplo de Santo Eustáquio, nós vos pedimos o dom do louvor. Que em todos os momentos de nossa vida saibamos vos louvar, seja na alegria, no sofrimento; na vitória e na derrota, na certeza de que tudo concorre para o nosso bem.

 

 

 

 30 de março São Zózimo

São Zózimo é o santo invocado contra a peste.

Nasceu na Silícia e ainda criança, por determinação de seus pais, foi para o Mosteiro de Santa Lúcia, em Siracusa. Mesmo tendo fugido do Mosteiro por sentir saudades de casa, seus pais o obrigaram a retornar.

Sua função no Mosteiro, quando criança, era a de guardar o túmulo de Santa Lúcia.

Tornou-se abade do convento de Santa Lúcia e mais tarde, em 647, foi sagrado bispo de Siracusa.

Morreu no dia 30 de março de 662.

 Oração

Senhor, pelos méritos de São Zózimo, nós vos pedimos a graça do entendimento de que nessa vida somos peregrinos rumo ao céu. Assim como os pais de São Zózimo, tomai-nos pela mão e conduzi-nos, iluminai nossos caminhos. Abençoa nossas famílias, nosso trabalho, nossa caminhada espiritual. Que saibamos, em todas as nossas atividades, viver na humildade, simplicidade e caridade, segundo os ensinamentos do Vosso Filho Jesus. Amém.

São Zózimo, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, nossa Mãe, rogai por nós.

 

 

 

 31 de março São Benedito

São Benedito nasceu em 1526 em São Filadelfo. Era filho de escravos extremamente piedosos. Quando criança, foi alforriado
pelo professor siciliano Manasseri.
Já aos 10 anos, começou a tender para a oração, penitência e solidão.

Trabalhou como pastor de rebanhos e aos 18 anos, com o que recebia, provia a si e aos pobres.
Era chamado de o santo Mouro, devido sua cor negra.
Aos 21 anos, foi para o eremitério, a convite de Jerônimo Lanza. Seguiram para os rochedos de Montepelegrino, próximo
de Palermo. Foi escolhido superior, pelos eremitas, após a
morte de Jerônimo. Porém o papa Pio IV retirou a
autorização concedida por Júlio III,
e em obediência extinguiu-se o eremitério e eles se separaram.
Benedito foi à procura dos frades menores da Observância
no Convento de
Santa Maria de Jesus, onde foi recebido como leigo. Lá exerceu
a função de cozinheiro.

Deus cumulou São Benedito de muitos dons. Através do santo Mouro, Deus operava muitos milagres. Concedeu-lhe o dom da ciência, da sabedoria,

foi mestre da Escritura. Devido a sua sensibilidade, tornou-se excelente conselheiro, pois penetrava no coração das pessoas.
Por causa de sua conduta, em 1578, São Benedito foi nomeado Guardião,

cargo este que aceitou após muita relutância, por ser analfabeto. Dirigiu o noviciado com prudência e muito amor.

Ao terminar o tempo do cargo de Guardião, São Benedito voltou a ser cozinheiro, o que lhe agradava muito mais pois para ele a solidão sempre foi seu maior desejo.

Em 1589, quando estava gravemente doente, São Benedito recebeu de Deus a revelação de que em breve morreria, o que aconteceu no dia 4 de abril.

 Oração

Pai Eterno, por intercessão de São Benedito, nós vos rogamos
a graça de sempre vos encontrar no silêncio de nossos corações
e dessa maneira, repletos do Seu Amor, possamos ser reflexos de
Sua Bondade. Amém.

 Oração a São Benedito

Ó São Benedito, modelo admirável de caridade e humildade, por vosso ardente amor a Maria Santíssima que colocou seu divino Filho em vossos braços, por aquela suave doçura com que Jesus encheu o vosso coração, eu vos suplico: socorrei-me em todas as minhas necessidades e alcançai-me, de modo especial, a graça que neste momento vos peço...

Ó São Benedito, intercedei por mim que a vós recorro confiante. Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo no atendimento aos vossos devotos, atendei a minha súplica e concedei-me o que vos peço. Amém.

Oração a São Benedito

São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda segregação racial e reconhecer todos os homens por meus irmãos.

São Benedito, amigo de Deus e dos homens, concedei-me a graça que vos peço de coração. Amém.

 São Benedito, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós.

 

Santo do Dia

A Bíblia reservou a Javé o título de "Santo", palavra que tinha então um significado muito próximo ao de "sagrado". Diante de sua santidade (Gn 28, 10-19; 1Sm 6, 13-21; 2 Sm 6, 1-10) o homem não pode deixar de ter respeito e temor (Ex 3, 1-6; Gn 15,12). A santidade não é o fruto do esforço humano, que procura alcançar a Deus com suas forças, e até com heroísmo; ela é dom do amor de Deus e resposta do homem à iniciativa divina. 

Por volta do ano 100 D.C., os cristãos já honravam outros cristãos que tinham morrido, pedindo a intercessão deles junto a Deus Pai em suas orações. Muitas  pensam que a veneração aos santos é  uma invenção recente da Igreja católica, mas esta prática vem de uma tradição existente há muito  tempo atrás na fé judia de honrar os profetas e as pessoas santas. Os primeiros santos eram os mártires, isto é, cristãos que tinham perdido suas vidas por terem sido perseguidos  por causa da Fé. 

Conforme o Concílio de Trento é lícito e útil invocar santos como intercessores, para ele suplicarem, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que nós por nossos deméritos não somos dignos de receber. 

A nova versão das páginas do SANTO DO DIA, que estão sendo gradativamente atualizadas, contém as seguintes informações: vida do santo, relação de outros santos comemorados na mesma data, itens do rol de proteção do santo em foco e orações associadas ao mesmo. Se você conhece uma boa história ligada aos santos e deseja agregar valor a este nosso trabalho, quer através de textos (com as respectivas fontes) quer desenhos e fotos, por favor, entre em contato conosco. Sua colaboração será muito bem vinda. Manter o fiel católico leigo bem informado é a principal missão do nosso apostolado através da Intercessão.

 
Santos de março

     

 

Dia

Santos, Mártires, Bem-Aventurados, Beatos, Servos de Deus

01

Adriano de Marcelha, Davi (bispo, padroeiro do País de Gales), Eudócia, Felix III (papa), Albino, Suitiberto (bispo), Rudesindo (bispo), Rogério Le Fort (beato), Bonavita (beato), Cristóvão de Milão, Pedro René Roque (mártir, beato), Antonina,  Joana Bonomo e Francisco Gonzaga (venerável, confessor franciscano da 1ª ordem)

02

Geada, Carlos (O Bom, beato e mártir), Fulco de Neuilly (beato), Inês da Boêmia (virgem e beata), Henrique Suso (beato), Inês de Praga, Jovino, e Januária, Ângela da Cruz Guerrero Gonzales, Simplício, Filipa de Lorraine (serva de Deus, franciscana da 2ª ordem)

03

Marino e Astério (262 DC, mártires), Emetério e Celidônio (304 DC, mártires), Artelaide (560? DC, virgem), Nona ou Nonita (século VI), Guinvaleu (século VI, abade), Anselmo de Nonantola (803 DC, abade), Cunegundes (1033 DC, viúva), Gervino (1075 DC, abade), Serlo (1104 DC, beato, abade de Gloucester), Elredo (1167 DC, abade de Rievaulx), Jacobino de Canepaci (1508 DC, beato), Teresa Verzeri (1852 DC, beata, virgem e fundadora das Filhas do Sagrado Coração), Inocêncio de Berzo (1890 DC, beato), Luciólo, Pedro Renato Roque, Liberatus Weiss (servo de Deus, mártir, franciscano da 1ª ordem).

04

Casemiro da Polônia, Lúcio I (papa), Adriano e Companheiros (mártires), Pedro de Cava (bispo), Humberto II de Sabóia (beato), Cristóvão Bales (beato e mártir), Plácida Viel (beata), Arcádio, Eugênio, Ana de Jesus, Silvestre de Assis (servo de Deus, confessor franciscano da 1ª ordem).

05

Eusébio de Cremona, Virgílio (arcebispo de Arles), João José da Cruz (confessor franciscano da 1ª ordem), Domingos Sávio, Adriano e Eubulo (mártires), Focas da Antioquia (mártir), Gerasmo (abade), Cirano de Saighir, Pirano (Séc. VI, abade), Eustóquia Verzeri, Jeremias Stoica.

06

Perpétua e Felicidade (mártires), Fridolino (Séc. VI, abade); Cineburga, Cinesvita e Tiba (Séc. VII), Godegrando (bispo); Baldredo e Valfredo (Sév. VII); Cadroé (abade), Olegário (ou Oldegar), Cirilo de Constantinopla, Jordão de Pisa (beato), Coleta (franciscana da 2ª ordem, virgem), Cônon, Marciano, Rosa de Viterbo, Vitorino, Caadroé, Coleta.

07

Tomás de Aquino (doutor da Igreja), Paulo (o Simples), Dráusio, Istervino (abade), Ardo, Teofilato (bispo de Nicomédia), Margaret Kekeux (virgem, serva de Deus, franciscana da 3ª ordem, Bélgica) e Saturnino.

08

João de Deus (fundador dos irmãos hospitaleiros), Pôncio, Filemão e Apolônio (martires), Senano (bispo), Félix de Dunwich (bispo dos anglos orientais), Julião (arcebispo de Toledo), Hunfredo, Dutaco, Veremundo, Estêvão de Obazine (abade), Vicente (bispo da Cracóvia, beato), Fiacre Tobin (mártir na Irlanda, venerável franciscano capuchinho), John Dowdall (venerável franciscano capuchinho, mártir) e Herênia

09

Francisca Romana (viúva, Roma), Paciano (Bispo de Barcelona, Espanha), Gregório (bispo de Nissa, o "Padre dos Padres"), Rosa (bispo de York), Catarina de Bolonha ( virgem, franciscana da segunda ordem), Domingos Sávio (Riva de Piemonte) e Cândido. 

10

Os Quarenta Mártires de Sebaste (320 DC), Codrato (258 DC, mártir), Macário (335DC, bispo de Jerusalém), Simplício (483 DC, papa), Quessogue (Séc. VI, bispo e mártir), Anastácia Patrícia (virgem), Dotroveu (580DC, abade), Átalas (627DC, abade), Himelino (1097DC), André de Strumi (1097 DC, abade e beato), João de Valumbrosa (1380DC, beato), Pedro Jeremias (1452DC, beato), João Ogilvie (1615DC, mártir), Dinis, Crescêncio, Simplício, Caio (Séc. II, Ásia Menor), Maria Eugênia Milleret, Hugo de Digne (servo de Deus, confessor franciscano da 1ª ordem)

11

Constantino (mártir), Sofrônio (bispo), Vindiciano (bispo), Bento de Milão (arcebispo), Engo (abade e bispo), Eulógio de Córdova (mártir), Áurea (vigem), Beato Cristóvão Macassoli, Beato João Karke, Beato Germano Gardiner, Beato João Ireland, Teresa Margarida Redi (virgem), Agnellus de Pisa (Bem-aventurado, confessor franciscano da 1ª ordem), Firmínio e Zózimo.

12

Gregório Magno (papa e doutor), Maximiliano (mártir); Pedro, Gorgônio, Doroteu (martires); Paulo Aureliano (bispo), Teófanes (o cronista, abade), Élfego de Winchester (bispo), Bernardo de Cápua (bispo), Fina (ou Serafina, virgem), Justina de Arezzo (beata e virgem), Nicolau Owen (beato e mártir), João Batista Righi de Fabriano (Bem-aventurado, confessor franciscano da 1ª ordem)

13

Eufrásia (ou Euprácia, viegem), Mocemoco (abade), Geraldo de Maio (abade), Nicéforo de Constantinopla (bispo), Ansovino (bispo), Heldrado (abade), Rodrigo (mártir) Salomão (mártir), Agnelo de Pisa (beato), Christopher de Milão (Bem-aventurado, confessor franciscano da 1ª ordem), Modesta e  Cristina.

14

Lubino (ou Leobino, bispo), Eutíquio (ou Eustácio, mártir), Matilde (viúva da Saxônia), Tiago de Nápoles (arcebispo e beato), Afrodísio, Apolônia de Bolonha (Serva de Deus, franciscana da terceira ordem), Leão (bispo), Pedro (mártir africano), Odo (bem aventurado) e Vicente (polonês, bispo da Cracóvia)

15

Longino (mártir), Matrona (virgem e mártir), Zacarias (papa), Lucrécia ou Leocrícia (virgem e Mártir), Guilherme Hart (mártir e beato), Luísa de Marillac (viúva), Clemente-Maria Hofbauer, Plácido Riccardi (beato), Menigno, Nicandro (Egito)  e Pedro de Malines (Servo de Deus, confessor franciscano da 1ª ordem)

16

Juliano de Antioquia (mártir), Abraão Kiduna, Finano Lobhar (abade), Eusébia (abadessa), Gregório Macário (bispo), Heriberto (arcebispo), João de Vicenza (beato, bispo e mártir), Vitorelo (beato), João Amias (beato) Roberto Dalby (beato, mártir), Carlos Garnier, Taciano (mártir), Antônio Daniel, Hilário, Julião (mártir), Benedita (Bem-Aventurada, virgem) e Torello de Poppi (Bem-aventurado, confessor franciscano da 3ª ordem).

17

Patrício (arcebispo), José de Arimatéia, Martires do Templo de Serápis, Agrícola (bispo), Gertrudes de Nivelles (virgem), Paulo de Chipre, João Sarcandro (beato, mártir),   Paulo de Constantinopla, Paula Malatesta (Serva de Deus, franciscana da 2ª ordem)

18

Cirilo de Jerusalém (arcebispo e doutor da Igreja), Alexandre de Jerusalém (bispo e mártir), Fridiano (bispo), Eduardo (o mártir), Anselmo de Lucca (bispo), Cristiano (beato, abade), Salvador de Horta (confessor franciscano, 1ª ordem), Trófimo, Eucarpo e Tetrico.

19

José (Esposo de Maria), João de Panaca, Landoaldo e Companheiros (sacerdote), Alcumundo (mártir), André de Sena (beato), Pancrácio (Roma), Amâncio, Hipólito Galantini (Bem-aventurado, confessor franciscano da 3ª ordem), Quintila e Apolônio.

20

Fotina e Companheiros (mártires), Martinho de Braga (arcebispo), Cutiberto (bispo), Heriberto, Wulfrano (arcebispo), Mártires de Mar Saba, Evangelista (beato), Peregrino (beato), Niceta, Ambrósio (Bem-aventurado), Teodósio, Alexandra, João de Parma (Bem-aventurado, confessor franciscano da 1ª ordem), Maurício da Hungria, Batista de Mântua (beato).

21

Bento (abade), Serapião de Têmuis (bispo, Bem-aventurado), Endeu (abade), Fanquéia (virgem), Santúcia (matrona, beata), Vários Cristãos Egípcios (massacrados pelos arianos e pelos pagãos no dia da comemoração da Páscoa do Senhor), Marcos de Montegallo (Bem-aventurado franciscano, confessor, 1ª ordem), Lupicínio e Berilo.

22

Basílio (sacerdote, Ancara Turquia), Léia (Roma), Deogratias (bispo de Cartago), Otaviano (mártir), Zacarias (papa), Benvindo de Ósimo (confessor franciscano italiano da 1ª ordem, bispo), Paulo de Narbonne, Deográcias (bispo), Isnardo de Chiampo (beato), Hugolino de Cortana (beato), Nicolau de Flue.

23

Vitoriano e Companheiros (mártires), Bento (o Eremita), Etelvaldo (o Eremita), Pedro de Gubbio (beato), Sibilina de Pavia (beata, virgem), José Oriol, Turíbio de Mongrovejo (bispo), Nicon (mártir), Vitoriano (mártir), Fidelis, Domício, Catarina de Genova (franciscana, viúva, 3ª ordem).

24

Gabriel Arcanjo, Irineu de Sírmio (bispo e mártir), Adelmar (abade), Catarina de Vadstena (virgem, Suécia), Simeão de Trento, Guilherme de Norwich, Diogo José de Cádiz (beato), Oito Cristãos (mártires na Palestina, perseguidos por serem cristãos por Diocleciano), Adolfo Schaumburg (servo do Deus, confessor franciscano da 1ª ordem).

25

São Dimas (o Bom Ladrão, Gólgota, Jerusalém, pregado na cruz ao lado de Cristo), Cirino (mártir), Irineu (bispo, mártir), Pelágio (bispo, Síria), Humberto (monge e abade), Hermelando (monge), Barôncio, Alvoldo (bispo), Tomás (beato), Margarete Clitherow (mártir), Jaime Bird (mártir, beato), Lúcia Fillippini (virgem), Jane Maria da Cruz (venerável franciscana, virgem, 2ª ordem), Desidério e Quirino.

26

Cástulo (mártir), Félix de Trier (bispo), Macartino (bispo), Bráulio (bispo), Ludgero (bispo), Basílio (o Moço), Teodoro e Companheiros (Líbia), Dídaco José de Cadiz (Bem-aventurado, confessor franciscano, 1ª ordem), Emanuel e Marciano.

27

Filetas (mártir), Zanitas e seus Companheiros (mártires), João (eremita egípcio), Ruperto (bispo), João Damasceno (doutor da Igreja), Guilherme Tempier (beato, bispo), Arcângela Tardera (serva de Deus, franciscana virgem, 3ª ordem), Lídia e Lázaro.

28

João de Capistrano (confessor franciscano, 1ª ordem), Guntrano, Tutilão, Prisco, Malco, Alexandre, Castor (Tarso, na Cilícia), Gontrão, Gundelinda, Osburga, Pedro Marginet (Bem-aventurado, catalão) e Malco.

29

Jonas e Baraquísio (mártires); Marcos de Aresusa (bispo), Cirilo (mártir); Armogastes, Arquinimo e Sáturo (mártires); Gundeleu, Gúdila, Ruperto (bispo), Dimundes (beata, virgem), Bertoldo, Ludolfo (bispo), Secundo (mártir), Pastor e seus Companheiros (mártires orientais), Armogasto e Seus Companheiros (mártires africanos), Eutásio, Leo Heinrichs (servo de Deus, mártir, franciscano da 1ª ordem).

30

Régulo (bispo), João Clímaco (abade), Zósimo (bispo), Osburga (virgem), Dodão (beato), Amadeu IX da Sabóia (beato), Donino (Tessalônica), Pedro Regalado (confessor franciscano da 1ª ordem)

31

Amós e Oséias (profetas, Séc. VII AC), Balbina (Roma, virgem), Acácio (Antioquia da Pisídia, bispo), Benjamim (diácono, Pérsia, mártir), Guido de Pomposa (abade, Itália), Joana de Tolosa (virgem), Boaventura de Forli (beato), Cornélia, Luís da Casoria (servo de Deus, confessor franciscano da 1ª ordem).